Um pouco sobre a Suíça e um prato tradicional

Suíça (em alemão: Die Schweiz; em suíço-alemão: Schwyz ou Schwiiz; em francês: Suisse; em italiano: Svizzera; em romanche: Svizra), oficialmente Confederação Suíça (alemão: Schweizerische Eidgenossenschaft; latim: Confoederatio Helvetica; francês: Confédération suisse; italiano: Confederazione Svizzera; romanche: Confederaziun svizra), é uma república federal composta por 26 estados, chamados de cantões, com Berna como a sede das autoridades federais. O país está situado na Europa Central, onde faz fronteira com a Alemanha a Norte, a França a Oeste, a Itália a Sul e com a Áustria e Liechtenstein a Leste.

A Suíça é um país sem costa marítima cujo território é dividido geograficamente entre o Jura, o Planalto Suíço e os Alpes, somando uma área de 41.285 km². A população suíça é de aproximadamente 7,8 milhões de habitantes e concentra-se principalmente no planalto, onde estão localizadas as maiores cidades do país. Entre elas estão as duas cidades globais e centros económicos de Zurique e Genebra. A Suíça é um dos países mais ricos do mundo relativamente ao PIB per capita calculado em 43.196 de dólares americanos.  Zurique e Genebra foram classificadas como as cidades com melhor qualidade de vida no mundo, estando em segundo e terceiro lugar respectivamente.

A Confederação Suíça tem uma longa história de neutralidade, não estando em estado de guerra internacionalmente desde 1815. O país é sede de muitas organizações internacionais como o Fórum Económico Mundial, a Cruz Vermelha, a Organização Mundial do Comércio e do segundo maior Escritório das Nações Unidas. A nível europeu, foi um dos fundadores da Associação Europeia de Comércio Livre e é parte integrante do Acordo de Schengen. Em termos desportivos, o COI, a FIFA e a UEFA possuem as suas sedes localizadas no território suíço.

A Suíça é constituída por quatro principais regiões linguísticas e culturais: Alemão, Francês, Italiano e Romanche. Por conseguinte, os suíços não formam uma nação no sentido de uma identidade comum étnica ou linguística. O forte sentimento de pertencer ao país é fundado sobre o histórico comum, valores compartilhados (federalismo, democracia directa e neutralidade) e pelo simbolismo Alpino. A criação da Confederação Suíça é tradicionalmente datada em 1 de Agosto de 1291.

(fonte Wikipédia)

Agora que já sabem um pouco mais sobre este maravilhoso país deixo-vos uma receita tradicional a raclette.

Este prato consiste basicamente em comer batatas cozidas, de preferência com casca, e o queijo com o mesmo nome derretido.

Normalmente utiliza-se uma espécie de grelhador com uns recipientes para derreter o queijo e grelha-se na parte de cima por ex. bacon.

Acompanha-se com cebolinhas de conserva, rabanetes, cornichons de conserva (pequenos pepinos) e tudo o que a imaginação ditar.

Tanto o queijo raclette como os grelhadores para o efeito são cada vez mais fáceis de encontrar nas grandes superfícies mas se quiser experimentar esta receita sem ter que comprar o grelhador deixo aqui a minha sugestão.

Cozam as batatas com pele, de seguida partam-nas em quartos e disponham sobre uns pratos de barro individuais que possam ir ao forno.

Cubram, generosamente as batatas com fatias de queijo raclete e levem ao forno por alguns minutos, assim que o queijo derreter esta pronto a servir.

Bom apetite😉

Raclette

Raclette

Sobre Paula Torres

Sou de Viana do Castelo mas estou a morar em Estavayer-le-lac na Suiça. Adoro tachos e panelas e tudo o que lhes diz respeito.
Esta entrada foi publicada em batatas, queijo, Suiça. ligação permanente.

2 respostas a Um pouco sobre a Suíça e um prato tradicional

  1. Cinha diz:

    Gostei do novo visual!
    Como te estás a dar ai? Tem corrido tudo bem? Espero bem que sim!
    Já me tornei seguidora para não perder pitada;)
    Beijinhos grandes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s