Um passeio por Fribourg e uma Pasta Alfredo

Um destes dias demos um belo passeio pela capital do nosso cantão Fribourg.

Fundada em 1157 por Berthold IV, Duque de Zähringen, Fribourg, uma cidade de arte, cidade universitária, também é popular como um lugar de reunião.

Aninhado nas margens do rio Sarine, é reconhecida como um dos maiores exemplos da arquitetura medieval na Europa misturando a arquitetura e ofícios do passado com talentos modernos.

Cidade cheia de história, repleta de torres e fortificações, pontes de madeira e portas de todos os tipos. Fribourg é uma pequena cidade na fronteira da linguagem (o famoso Röschtigraben) entre o francês e o alemão.

Uma cidade muito agradável.

Entre os inúmeros monumentos espalhados por toda a cidade podemos encontrar:

A ponte de Berna construída em 1250, um século após a fundação da cidade, a ponte de Berna é uma das mais antigas na Suíça. Ao longo dos séculos, a ponte tem sido regularmente renovada sendo a última ponte coberta de madeira de Fribourg.

Ponte de Berne

Fonte da fidelidade, está localizada na Rue de la Palme. Aparece mencionada pela primeira vez em 1404.

Fonte da fidelidade

Ponte de Zaehringen datada de 1924, comprimento 165 metros, a ponte Zaehringen substituiu a ponte suspensa construída pelo engenheiro francês Joseph Chaley em 1834.

Fonte de Zaehringen

Catedral de St-Nicolas diz a lenda que se a sua torre de 74m não foi concluída, é porque não havia dinheiro. Jóia da catedral gótica foi construída entre 1283 e 1490.

Catedral de St-Nicolas

O portal principal é decorada com um baixo-relevo representando o Juízo Final.

catedral de St-Nicolas

Encontrei espalhados pela cidade belos recantos alguns dos quais passo a mostrar.

Vaso

Menu á porta de um restaurante

Detalhe na praça de Pettit St-Jean

Depois deste belo passeio chegados a casa, nada como uma comida rápida e saborosa, Pasta Alfredo.

Pasta Alfredo

Ingredientes :

  • Uma massa a vossa escolha cozida al dente
  • 150g de fiambre fatiado cortado em quadrados pequenos
  • 3 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 1 colher de sopa de ketchup
  • 1 punhado de azeitonas pretas descaroçadas
  • 150 ml de natas
  • Um punhado de salsa picada

Num tacho coloque o fiambre, as azeitonas, a polpa de tomate, e o ketchupe deize levantar fervure e adicione as natas, quando voltar a ferver acrescente a massa.

Deixe engrossar um pouco e salpique com a salsa, sirva de imediato.

Bon Apetit

Sobre Paula Torres

Sou de Viana do Castelo mas estou a morar em Estavayer-le-lac na Suiça. Adoro tachos e panelas e tudo o que lhes diz respeito.
Esta entrada foi publicada em Massa, Suiça com as etiquetas . ligação permanente.

Uma resposta a Um passeio por Fribourg e uma Pasta Alfredo

  1. maria gomes diz:

    Sou de Vila Nova de Gaia e descobri hoje este blog na minha busca por memorias da Suíça. Já vivi e estudei em Morat (Fribourg). Cheguei até a trabalhar nas férias de verão no Hospital local. É uma vila pequenina e muito bonita onde fui muito feliz na adolescência. Eu tenho 36 anos e já não vou à Suíça desde os 17. Mas estou a pensar seriamente em voltar….mas voltar para trabalhar. Eu e o meu marido queremos emigrar. Eu tenho um trabalho estável mas o meu marido não. A situação em Portugal não nos dá qualquer perspectiva de um futuro melhor. Temos uma filha de 5 anos que inicialmente ficará com os avós (algo que nos partirá o coração….) Acredito que muita gente vos peça ajuda (sei pq era assim também com os meus pais na altura. Eles conseguiram ajudar muita gente mas não todas é claro!) mas mesmo assim lhes peço que se souber de alguma coisa me envie informação. Somos duas pessoas empenhadas, esforçadas e trabalhadoras. Temos prefeita consciência do que nos espera ao emigrar e por isso sei que conseguiremos ultrapassar as dificuldades. O meu contacto 966304867 ou 220822389. Muito obrigada e felicidades!

Deixe uma Resposta

